quinta-feira, 30 de junho de 2011

Educação é o principal



Como eu já postei aqui antes, em agosto meu filho irá para a pré-escola e hoje foi o dia em que os novos alunos, com seus respectivos pais, visitam a futura professora para conhecer a sala de aula e os novos amigos.

Assim que chegamos fomos recebidos pela professora e convidados a entrar. Quando eu me sentei, comecei a me recordar da época do meu jardim de infância para tentar entender o que meu filho poderia estar sentindo naquele momento.

Lembro até hoje da ‘tia’ Eliane e da minha sala: carteiras enfileiradas, a mesa grande da professora, o quadro negro, uma estante de livros e um armário cheio de brinquedos. Consegui trazer a memória sensações que vivenciei naquele lugar... como o tempo passa!

Agora está na hora dele! Vendo-o sentado junto com seus novos companheiros, percebi que eu estava presenciando o início de uma nova fase em sua vida, que será recheada de alegrias, frustrações, vitórias, tropeços, conquistas, aprendizados, amizades, primeiras paixões, desafios, superação, descobertas e amadurecimento. Como mãe não posso deixar de pedir à Deus que o abençoe e o acompanhe nessa caminhada! =)

Bom, o sistema da educação infantil da Suíça é bem interessante. Tem o jardim I e o jardim II, só que as turmas são juntas para que as crianças do I sejam estimuladas pelas maiores do II. Achei super positiva essa ideia! 

O que me deixou mais encantada foi a sala de aula... que paraíso! Pra começar, as crianças não se sentam nunca nas arcaicas carteiras, mas sim em cadeirinhas ou em banquinhos em roda com a professora. Mesas? Só 3 e são utilizadas em conjunto. O objetivo é fazer com que haja interação e integração entre os colegas.

Todos os cantos da sala são aproveitados e divididos para propiciar brincadeiras diferentes e facilitar a organização. Brinquedo é o que não falta! Tem a parte dos Legos, o berçário das bonecas, a parte dos brinquedos de madeira, outra parte para brincar de mercearia, outra para brincar de escolinha, espelhos... As paredes são enfeitadas com figuras, letras, números e muita cor! Não dá vontade de sair de lá. Realmente é um ambiente muito gostoso. Um sonho para qualquer criança!

Fico feliz e satisfeita em ver que meu filho estudará em uma escola assim, de primeiro mundo, e que terá todas as chances para se tornar um ser humano bem sucedido intelectualmente. Porém, por outro lado, lamento que essa seja uma oportunidade para poucos dentro de um mundo tão injusto e cruel, onde a educação é vista como acessório e não como o principal.


Jardim de Infância suíço

Mesas para trabalhos manuais
foto de mais um Jardim de Infância