segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bem-vindo à Suíça!

"Tomou a decisão de querer viver na Suíça. Esta decisão implica muitas mudanças. Em comparação com a sua pátria, muitas coisas podem parecer-lhe estranhas. O trabalho, a escola, o sistema de saúde, o trânsito e muitos outros aspectos da nossa sociedade estão organizados de forma diferente.
 
 

Independentemente do tempo que irá permanecer na Suíça: aproveite o tempo no nosso país como uma oportunidade. Vale a pena conhecer a Suíça. Muitas pessoas que inicialmente tinham planeado uma curta estadia no nosso país, acabaram por ficar aqui definitivamente.
 

 
A presente brochura tem o intuito de o(a) ajudar a integrar-se com maior facilidade no dia-a-dia do país. Para uma boa convivência as informações e contactos sociais são os principais requisitos. O domínio da língua é importante para superar bem o dia-a-dia. Para um bom início de vida necessita ainda de conhecimentos sobre os principais aspectos das leis em vigor, da sociedade e do estado suíço.
 
 
Inicialmente talvez nem tudo irá correr como planejado. Não é apenas você, como emigrante, que é  colocado(a) perante desafios, também os cidadãos e cidadãs suíços e todas as outras pessoas que já vivem há mais tempo na Suíça. As vidas destas pessoas também sofrem alterações quando surgem novas caras no posto de trabalho ou na escola e entram em contacto com pessoas que não conhecem os nossos hábitos e costumes locais. Para que a convivência funcione é necessário algum tempo. É necessária paciência bem como a “Vontade dos(as) emigrantes e a abertura da população nativa”. Assim está escrito na “Lei dos estrangeiros”.

 
As presentes informações têm o intuito de lhe fornecer informações sobre a Suíça e de lhe abrir a porta para um bom princípio de vida neste país.
 
Bem-vindo(a)!"

  
Simonetta Sommaruga

Conselheira Federal

Para continuar lendo, clique aqui!
 
(texto retirado do site admin.ch)