Há algum tempo penso em criar um blog para poder compartilhar pensamentos, impressões e sensações vividas por mim no país do chocolate.
É claro que a Suíça é muito mais do que "o país do chocolate", mas, com certeza, essa é uma definição deliciosa que muitos já devem ter ouvido ou, quem sabe, 'provado'!
Posso dizer que nesses 2 anos que moro aqui, provo um pouquinho do sabor suíço a cada dia e a cada degustada eu me surpreendo mais.
Algumas vezes sinto um gosto doce irresistível que me faz pensar: 'Estou no lugar certo'. Porém, em algumas ocasiões experimento o verdadeiro sabor amargo, que me leva a fazer a angustiante pergunta: 'O que eu estou fazendo aqui?'. Confesso que não demoro muito para encontrar uma resposta, afinal, viver em um país onde a dignidade de cada pessoa é respeitada e vista como prioridade pelo governo é um privilégio.
A Suíça é um país incrível. Muitas vezes penso que estou em outro planeta, devido a forma de viver e de pensar dos cidadãos nativos. A mentalidade da sociedade é muito estranha se compararmos com a que temos no Brasil.
Crianças vão dormir às 19 horas. As mães sempre estão em casa para receber seus filhos para o almoço e claro... com a comida pronta em cima da mesa às 12 horas, tudo feito por elas, pois empregada doméstica aqui é artigo de luxo. À noite os filhos são dos pais. Não importa para as suíças se eles trabalharam o dia todo, pois elas também trabalharam... em casa! E pasmem, mesmo cansados eles cuidam de seus filhos com prazer, pelo menos a maioria.
Existe também outro modelo de família muito peculiar: o que a mulher sai para trabalhar, e a casa e os filhos ficam sob a responsabilidade do maridão. Isso ocorre quando a profissão da mulher é melhor remunerada. Conheço um casal que funciona assim, e acreditem: dá certo!
Claro que toda regra tem exceção, ainda mais quando falamos de nós, brasileiras casadas com suíços! Nossa mentalidade machista ou até mesmo super-protetora acaba dificultando a nossa própria vida. Ainda temos muito que aprender...
Meu filho vai para o jardim de infância depois das férias de verão e meu coração já está apertadinho, tendo em vista que na Suíça as crianças vão sozinhas para a escola! Sim, com apenas 4 aninhos elas vão caminhando sozinhas até a escola. Uma brasileira típica como eu só falta morrer quando pensa nessa possibilidade!
Se você um dia estiver aqui e vir uma mãe levando seu filho até a porta da escola e depois tentando dar uma espiadinha em sua cria pela janela... não tenha dúvida, ela é brasileira! =)
Prometo que me esforçarei para não fazer esse papelão, mas que eu não seguirei meu filho escondidinha até ele entrar na escola... aaahhhh... isso eu não posso garantir!
Ótimo!Informativo e divertido. Vindo de Fernanda impossível ser diferente.
ResponderExcluirSucesso!!!
Adorei o blog!!!!
ResponderExcluirQ aperto deixa-los ir assim sozinhos tão cedo!!!
Beijos
Adorei o bog Também! Trabalho junto com a bianca, ficamos fofocando sobre as difrenças culturais e assim como você eu concordo... não tenho filho + se tivesse também espiaria!!!
ResponderExcluirbeijos
Me siento plenamente identificada con todo lo que dices de la suiza, definitivamente es un sitio bien especial para criar a nuestros hijos, para vivir sin tener miedo de salir y poder disfrutar de todo lo que ofrece... Me gusto mucho..
ResponderExcluirMuito bem escrito a forma como fala da Suíça, continue assim e quem sabe daqui não sai um livro ;)
ResponderExcluirOlá Fernanda. Amei o seu blog, gostoso saber como vc está se sentindo aí. Desejo que vc esteja tendo mais gosto doce irresistível do que o amargo. Sucesso com o seu blog. Saudades. Beijos. Tia Norma
ResponderExcluirQuerida tia,
ResponderExcluirObrigada!
Saudades tb.
Bjks. =*
Muito válida sua experiência,e saber de como é bom em viver em um país como a Suiça,que Deus te abençoe e guarde a vc e sua familia.
ResponderExcluirOi professora, adorei seu Blog
ResponderExcluirmas uma forma de estar perto da senhora.
Fica com Deus.
Bjs.,
Amei o seu Blog! Linda iniciativa! Muito original a ilustração com o chocolate! ADOREI! Obrigada por dividir conosco um pouco da sua experiência na Suíça. Saudades! bjs =*
ResponderExcluirConcordo com Aquiles, vc escreve muito bem e daqui pode sair um livro:)
ResponderExcluirAdicionei aos favoritos, of course!
ResponderExcluirNossa Nanda, muito legal! Ou como diria um suiço: Super!
ResponderExcluirVou ser sua seguidora.
Beijinhos
Fê, adorei o blog!!! E não deixa meu sobrinho ir sozinho hahuahuauha =p
ResponderExcluirFê! Adorei o seu blog! adorei tudo o que vc escreveu...apesar de já estar na Suíça há 23 anos e ter vindo adolescente para esta terrinha daqui, me sinto igual a vc!
ResponderExcluirps: nunca deixei minha filha ir andando sozinha para o Kindergarten, nem vou deixar Noah! Ninguém nunca me entendeu...talvez vc me entenda...algum dia! bjs
patty
ola Fernanda
ResponderExcluirGostei de saber das suas preocupações com os filhos, mas vai se acostumando, pois mais cedo ou mais tarde vão andar sozinhos pelo mundo.
beijos em todos, saudades
tio marcos
Fernandinha
ResponderExcluirQue saudades, parabens pelo blog.
Tia Beti
Saudades tb, tia!!! Bjks.
ResponderExcluirShow. parabens! vou ler as outras postagens. bjao. Marcos Lima
ResponderExcluirObrigada, Marquinhos! Bjks
ExcluirChoquei com essa história d ir sozinho! oO
ResponderExcluir