Há mais ou menos um mês eu estive na fábrica do queijo Gruyère. Foi fascinante conhecer a técnica que os suíços desenvolveram para fabricar com alta qualidade esse queijo que ficou famoso no mundo inteiro!
O queijo Gruyère recebeu esse nome em homenagem à região onde é fabricado. Gruyère é uma cidade pequena e cheia de charme! Vale à pena incluí-la em seu roteiro de viagem!
Durante a visita à fábrica, pude constatar que a alimentação das vacas é um fator essencial para a produção desse queijo. Nunca tinha parado para pensar nesse detalhe tão fundamental!
Logo no início somos convidados a sentir os aromas do capim e das flores que as vacas ingerem e que são os responsáveis pelo sabor do leite.
Na parte interior da fábrica apreciei com gosto a fantástica produção do queijo! Dá água na boca! Ainda bem que todos recebem um tira-gosto na entrada.
Para o queijo ser produzido, o leite fica armazenado em enormes tanques de cobre durante um certo tempo. Depois uma máquina começa a revolvê-lo durante alguns minutos. Após os funcionários terem feito os testes específicos, tudo é transportado por tubos internos para outro compartimento onde será compactado.
Assim que todo o soro do leite é escorrido e a consistência se torna sólida, cada peça recebe uma numeração.
Como nada pode ser desperdiçado, do soro do leite é feito um refrigerante tradicional suíço chamado Rivella. As crianças amam!
O final da visita termina com a visualização do 'estoque' da fábrica:
Cada peça pode pesar de 20 à 40 kg. Seu sabor é bem especial. É ideal para gratinar, ralar ou no preparo do tradicional fondue. Que os suíços não me "escutem", mas confesso que já experimentei no misto-quente... uhhhmm muito bom! ;-)
uaahuhuahua adoreiii!!o misto quente deve ser bom hhuahu
ResponderExcluirte amooooooooooooo!
Muito legal o seu post! Olha Nanda, pelo o que eu estou vendo você está entendendo mais da Suíça do que os próprios suíços! rsrsrs
ResponderExcluirEssa de que o Rivella era feito do soro que sobrava eu confesso que eu não sabia! Eu também amo essa bebida! Melhor que alcool :D
Agora vou lhe ser sincero! Eu não sou muito fâ de queijo não, venho de lá da Bahia e meu negócio mesmo é farinha com carne do sertão (carne do sol), mas como eu estou por aqui... o queijo que mais gosto é aquele que se faz o famoso raclette! ;) Esse todos amam!
Valeu a aula sobre queijos! Que tal escrever sobre chocolate agora ;) Esse eu amo!!!
Fica com Deus e continua nos atualizando sobre essa vida no país do chocolate ;)
Que delícia, fiquei com água na boca!!!!
ResponderExcluirTia Beti
Oi Fernanda, sou um admirador do seu blog. Gostaria de saber coisas da Suiça que vc ainda não citou e que, tenho certeza, vc domina a parte necessária para conhece-las, observação. Um abração e continue observando, além de postar mais coisas, quem sabe um dia vc acerta. Edson
ResponderExcluir