quinta-feira, 14 de julho de 2011

Visita à fábrica de queijo Gruyère

Há mais ou menos um mês eu estive na fábrica do queijo Gruyère. Foi fascinante conhecer a técnica que os suíços desenvolveram para fabricar com alta qualidade esse queijo que ficou famoso no mundo inteiro!

O queijo Gruyère recebeu esse nome em homenagem à região onde é fabricado.  Gruyère é uma cidade pequena e cheia de charme! Vale à pena incluí-la em seu roteiro de viagem!



Durante a visita à fábrica, pude constatar que a alimentação das vacas é um fator essencial para a produção desse queijo. Nunca tinha parado para pensar nesse detalhe tão fundamental!

Logo no início somos convidados a sentir os aromas do capim e das flores que as vacas ingerem e que são os responsáveis pelo sabor do leite. 




Na parte interior da fábrica apreciei com gosto a fantástica produção do queijo! Dá água na boca! Ainda bem que todos recebem um tira-gosto na entrada.


Para o queijo ser produzido, o leite fica armazenado em enormes tanques  de cobre durante um certo tempo. Depois uma máquina começa a revolvê-lo durante alguns minutos.  Após os funcionários terem feito os testes específicos, tudo é transportado por tubos internos para outro compartimento onde será compactado.



Assim que todo o soro do leite é escorrido e a consistência se torna sólida, cada peça recebe uma numeração.




Como nada pode ser desperdiçado, do soro do leite é feito um refrigerante tradicional suíço chamado Rivella. As crianças amam! 


O final da visita termina com a visualização do 'estoque' da fábrica:


Cada peça pode pesar de 20 à 40 kg. Seu sabor é bem especial. É ideal para gratinar, ralar ou no preparo do tradicional fondue. Que os suíços não me "escutem", mas confesso que já experimentei no misto-quente... uhhhmm muito bom! ;-)


4 comentários:

  1. uaahuhuahua adoreiii!!o misto quente deve ser bom hhuahu

    te amooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu post! Olha Nanda, pelo o que eu estou vendo você está entendendo mais da Suíça do que os próprios suíços! rsrsrs

    Essa de que o Rivella era feito do soro que sobrava eu confesso que eu não sabia! Eu também amo essa bebida! Melhor que alcool :D

    Agora vou lhe ser sincero! Eu não sou muito fâ de queijo não, venho de lá da Bahia e meu negócio mesmo é farinha com carne do sertão (carne do sol), mas como eu estou por aqui... o queijo que mais gosto é aquele que se faz o famoso raclette! ;) Esse todos amam!

    Valeu a aula sobre queijos! Que tal escrever sobre chocolate agora ;) Esse eu amo!!!

    Fica com Deus e continua nos atualizando sobre essa vida no país do chocolate ;)

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, fiquei com água na boca!!!!
    Tia Beti

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda, sou um admirador do seu blog. Gostaria de saber coisas da Suiça que vc ainda não citou e que, tenho certeza, vc domina a parte necessária para conhece-las, observação. Um abração e continue observando, além de postar mais coisas, quem sabe um dia vc acerta. Edson

    ResponderExcluir