quinta-feira, 30 de junho de 2011

Educação é o principal



Como eu já postei aqui antes, em agosto meu filho irá para a pré-escola e hoje foi o dia em que os novos alunos, com seus respectivos pais, visitam a futura professora para conhecer a sala de aula e os novos amigos.

Assim que chegamos fomos recebidos pela professora e convidados a entrar. Quando eu me sentei, comecei a me recordar da época do meu jardim de infância para tentar entender o que meu filho poderia estar sentindo naquele momento.

Lembro até hoje da ‘tia’ Eliane e da minha sala: carteiras enfileiradas, a mesa grande da professora, o quadro negro, uma estante de livros e um armário cheio de brinquedos. Consegui trazer a memória sensações que vivenciei naquele lugar... como o tempo passa!

Agora está na hora dele! Vendo-o sentado junto com seus novos companheiros, percebi que eu estava presenciando o início de uma nova fase em sua vida, que será recheada de alegrias, frustrações, vitórias, tropeços, conquistas, aprendizados, amizades, primeiras paixões, desafios, superação, descobertas e amadurecimento. Como mãe não posso deixar de pedir à Deus que o abençoe e o acompanhe nessa caminhada! =)

Bom, o sistema da educação infantil da Suíça é bem interessante. Tem o jardim I e o jardim II, só que as turmas são juntas para que as crianças do I sejam estimuladas pelas maiores do II. Achei super positiva essa ideia! 

O que me deixou mais encantada foi a sala de aula... que paraíso! Pra começar, as crianças não se sentam nunca nas arcaicas carteiras, mas sim em cadeirinhas ou em banquinhos em roda com a professora. Mesas? Só 3 e são utilizadas em conjunto. O objetivo é fazer com que haja interação e integração entre os colegas.

Todos os cantos da sala são aproveitados e divididos para propiciar brincadeiras diferentes e facilitar a organização. Brinquedo é o que não falta! Tem a parte dos Legos, o berçário das bonecas, a parte dos brinquedos de madeira, outra parte para brincar de mercearia, outra para brincar de escolinha, espelhos... As paredes são enfeitadas com figuras, letras, números e muita cor! Não dá vontade de sair de lá. Realmente é um ambiente muito gostoso. Um sonho para qualquer criança!

Fico feliz e satisfeita em ver que meu filho estudará em uma escola assim, de primeiro mundo, e que terá todas as chances para se tornar um ser humano bem sucedido intelectualmente. Porém, por outro lado, lamento que essa seja uma oportunidade para poucos dentro de um mundo tão injusto e cruel, onde a educação é vista como acessório e não como o principal.


Jardim de Infância suíço

Mesas para trabalhos manuais
foto de mais um Jardim de Infância



   

4 comentários:

  1. Infelizmente são poucos os países que priorisam a educação como por exemplo a Suíça! Claro, culpa de nossos governos corruptos que excluem sociedade de uma intelectualidade da qual poderiam utilizar para mudar todo o sistema anti social que existe no planeta, e este o motivo de o sistema esta assim, é melhor para eles que continue assim! Mas, tenho que registrar aqui (infelizmente) que boa parte dessa culpa é da própria sociedade! Me referindo especialmente a população brasileira: A educação está disponivel, precariamente mas está, e o povo por motivos que eu ainda não consigo compreender e enteder depredam suas escolas, livros e todo e qualquer coisa utilizado para a a educação tornando assim todo o sistema ainda mais caótico! Eu por exemplo, nasci em uma família pobre, me lembro apenas de ter estudado a pre alfabetização em uma pequena escolinha particular do meu bairro (nem asfalto tinha na rua), depois disso estudei toda a minha vida em escolas do governo! Sempre quis aproveitar o máximo do que era disponível para mim pq sempre houvia do meu pai: "vc pode ser o que quizer na vida, basta apenas estudar para isso" depois com o suor do meu trabalho consegui pagar uma universidade de tecnologia e... hoje estou aqui na Suíça, casado, trabalhando com TI e dando consultoria para empresas que jamais pensei que um dia fossem precisar do meu trabalho! Resumindo: se olharmos todas as pessoas que cresceram pobres e hoje são alguém na vida, todas elas tiraram o máximo que puderam da educação, e pq hoje as pessoas não fazem o mesmo??? Com certeza se a sociedade tirasse o máximo do pouco que tem, os governos seriam pressionados a dar mais!

    Valeu Nanda seu post, como sempre muito bem escrito! Bjs e continue postando ;)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Aquiles! Vc é um exemplo a ser seguido!
    Obrigada pelo seu comentário. Foi mt válido o que vc escreveu!
    Nanda =*

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda,eu faço as minhas palavras a do Aquiles!Foi muito interessante e importante o seu comentário sobre Educação, como sempre vc arrasa nas postagens, adorei!Continue escrevendo :-D
    Bjks

    ResponderExcluir