terça-feira, 5 de julho de 2011

Um pouco de mim

Já ouvi diversas vezes a frase: ‘Ir morar na Suíça foi a melhor coisa que você fez!’. Sempre quando a escuto, sou levada a me questionar silenciosamente: ‘Será?’. Bom, não sei se foi a melhor, mas foi uma escolha que fiz e que não me arrependo, pelo menos até o momento.
Nunca foi minha intenção emigrar do Brasil. Era a última coisa que poderia passar pela minha cabeça. Lá (ou aí) eu tinha minha família, meus amigos, minha psicoterapeuta, um bom trabalho, projetos, praia e o sol durante o ano inteiro. Ter tudo isso era tão normal e tão cômodo que muitas vezes não percebia o quanto eram importantes para mim. Quantas vezes o sol brilhou e eu nem notei!
Hoje, ‘longe de casa’, sei que posso dar um novo começo a certas áreas, como por exemplo à minha profissão, mas em outras isso não é possível, e por essa razão sou tomada por um sentimento, cuja palavra que o define somente em nosso idioma é possível dizer: saudade. É uma saudade boa de sentir, e que em algumas vezes é regada com lágrimas. Lágrimas que tornam meu coração mais aquecido e flexível, principalmente no inverno. Sim, ser flexível ajuda nessas horas. A flexibilidade é um ingrediente que não pode faltar ao ser humano, e em especial ao imigrante, pois serve como um facilitador para a adaptação à nova realidade, à nova cultura e à nova atmosfera! Então chorar faz bem, alivia dores emocionais. Por isso digo sempre pra quem quer ouvir: 

‘Chore quando e o quanto for preciso! Chore por estar triste, por estar alegre, por estar emocionado ou simplesmente por estar com vontade’. 

Mas tem um detalhe que não pode ser esquecido: assim como deixar as lágrimas brotarem é permitido, deixar o sorriso irradiar o seu rosto também é! Portanto, quando as lágrimas se forem, se olhe no espelho e dê um belo sorriso para você, pois você merece! Ops!! Você não está lendo nenhum livro de auto-ajuda, é apenas um texto de uma autêntica brasileira cheia de fé e que, como você, não deixa a peteca cair! ;-)
 


13 comentários:

  1. Querida Nanda,

    O seu blog chama-se "uma carioca na Suíça" e desta vez você falou exatamente de você! Que legal e interessante ler seus pensamentos e sentimentos de uma brasileira aqui no país do chocolate!

    Uma coisa em seu texto me fez refletir muito esta noite e me toquei de que também nunca sonhei estando na Suíça desde quando eu vim morar aqui! Já sonhei estando na Suíça, porém, quando eu ainda estava no Brasil.

    Apesar de sermos diferentes em sexo e pensamentos, posso compreender bem seus sentimentos expressados no seu texto!

    Estar aqui é uma mistura louca de sensações que nunca imaginei que fosse sentir. Assim como você eu nunca pensei em emigrar, já pensei em me aventurar pelo mundo, mas nunca emigrar! É verdade o fato de darmos mais valor a coisas muito pequenas como o sol por exemplo! Ah... e a saudade da família, essa sim sempre consegue arrancar de mim algumas lágrimas!

    Também ouço o tempo inteiro de que vir para a Suíça foi a melhor coisa que fiz, mas como você mesma sabe, eu vim por amor... e me pergunto as vezes o que aconteceria se esse amor por algum motivo acabasse. Será que eu iria querer continuar vivendo aqui??????

    De uma coisa eu tenho certeza. Estar aqui pode ter muitos lados (bons e ruins) mas não querendo desmerecer a minha nação mãe, estar aqui é como estar de certa forma em "algo próximo da perfeição e da qualidade de vida". Eu estou amando estar aqui, e estou podendo realizar diversos sonhos em uma velocidade até 10x maior do que eu tinha antes no Brasil. Tudo passou a ser possível, é incrivel!!!

    Sendo verdadeiro, eu não sinto muita falta do meu país, o que eu sinto mesmo e dói as vezes é saber de que aqui eu estou muito bem, longe da violência... porém, as pessoas que eu mais amo estão no safari diário que é a vida dos brasileiros(sejam eles ricos ou pobres).

    Mas, tudo na vida tem um sentido e se é para estarmos aqui... então que vivamos este momento. O dia de amanhã é incerto para todos, mas com certeza teremos muitas histórias para contar depois... .

    Ah, e não esqueça: hoje somos amigos porque simplesmente estamos aqui ;) ... e eu adoro ser seu amigo e também amigo dos nossos amigos em comum apesar da pouca distância no momento! :)

    Fica com Deus e mais uma vez parabéns pelo seu blog ;)

    Aquiles

    ResponderExcluir
  2. Querido Aquiles, gosto de ler sempre seus comentários! Vc está super certo: vamos viver esse momento e da melhor forma! =)
    Bjks. =* Nanda

    ResponderExcluir
  3. Patty de Albuquerque29 de agosto de 2011 às 12:39

    Nanda, que lindo! Me inspirou a sua sensibilidade! Deus te abençoe e a sua linda família sempre! Bjs, patty

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Patty!!! Que bom que vc gostou! Fico feliz!Que Deus abençoe vcs tb!!! Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda,também sou carioca e sei como se sente.Estou indo para a Suíça em Outubro/2011 e gostaria que me informassse se conhece alguém em Genebra ou proximidades que queira alugar um quarto ou dividir despesas com uma brasileira que fala inglês. Grata,abraços,Cristina.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristina!
    Infelizmente não conheço, mas se vc estiver no facebook, entre no perfil do grupo aberto BRASILEIROS NA SUÍÇA / SUISSE e escreva que vc está procurando um lugar para morar. Não sei se vai funcionar, mas é uma ideia. Muitos que participam desse grupo são de Genebra. Torço para que vc consiga logo! Ah... e seja bem-vinda à Suíça! =)
    Vamos manter contato!
    Bjks.
    Nanda

    ResponderExcluir
  7. Por mais que a gente goste de viver aqui, nosso coração está sempre no Brasil. Mas é preciso ter cuidado pra que essa saudade não atrapalhe nossa estadia por aqui. Ótimo blog!

    ResponderExcluir
  8. Estou conhecendo seu blog e resolvi ficar. Vou dar uma lida por aí....tudo de bom! Adorei a bandeirinha Suiça em verde e amarelo... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de conhecer alguém que more na suiça, porque estou precisando comprar um remedio que sõ vende na suiça, vc pode me ajudar


      Excluir
  9. Fernlanyyyy!!!!
    Q lindaaa!!!
    Amei!
    Mtas saudades d vc!
    Arruma um emprego aí pra mim e pro meu marido q a gente vai correndo morar do seu lado! ;)
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fernanda

    Parabéns pelo seu blog. meu nome é Artur ,sou professor e idealizador do Projeto Social Tênis Solidário, aqui no Rio de Janeiro. Este ano haverá a copa no Brasil e em virtude disso... resolvemos homenagear a Suíça em nosso uniforme. Tenho grande admiração por este país, embora não conheça ainda a Suíça, conheço alguns países da Europa.

    Abaixo a homenagem
    Abraços e boa sorte!!!

    There is no doubt that Roger Federer is the best tennis player of all times, but this is not the only reason why we would like to honor this incredible first world country: Switzerland. Taking advantage of the World Cup in our country this year, we would like to make this small tribute to Switzerland (to print the Swiss flag on our uniform).

    Why Switzerland...

    · Because it is one of the less corrupt countries in the world;

    · Because of the transparency of its government and its people;

    · Because it is a neutral country and it focuses on the income distribution among people;

    · Because of its excellent education system.

    Twenty years ago, a Swiss family adopted a boy who lived on the streets of Brazil, who survived a slaughter... "the Candelaria slaughter." Today, this man has become a different person. If he had not gone to Switzerland, he would probably not be alive today.

    We are rooting for the Swiss national team to pass the group phase in the World Cup, and thus play in the Maracana stadium, so that maybe, they can make a visit to our project.



    The release of our project:

    This is a non-profit project that does not accept gifts from politicians. We accept donations and private sponsorships. We have everything in our books.

    The students learn much more than tennis... they learn etiquette, English, Portuguese, and how not to be corrupt in Brazil. It is all free for our students. They live in a poor area in the North Zone in the city of Rio de Janeiro, by a bridge. They use a soccer court adapted to the sport of tennis. Today we count with 47 students and over 100 on a waiting list.

    We also teach tennis to young lawbreakers from DEGASE. Everything for free and without any partnership with the state government. All of our work is done through volunteers!



    This project was created to take tennis to an area where people would never have the chance to practice the sport.

    We would like to state that we do not accept gifts or any kind of help from the state or politicians. We accept donations and sponsorships from private companies or people.



    More information about the project:



    www.tenis-solidario.blogspot.com



    Facebook: Projeto Social Tênis Solidário



    Twitter: @tenissolidario



    +55 (21) 99154-7760



    Best regards,



    Artur Ricardo



    Professor - Inventor of the project








    ResponderExcluir